O Serviço de Empreendedorismo Social do CRIA foi considerado um serviço no decorrer de 2016, tendo sido adicionado ao Organigrama da Instituição em março de 2017.
Este setor pretende reconhecer a relevância de algumas atividades que são desenvolvidas no CRIA e que não constituem uma resposta social.
Apresenta, assim, uma missão social mas visa também contribuir para o crescimento económico da Instituição, permitindo garantir a sua sustentabilidade a médio prazo.
Pretendeu-se que tal viesse a ser concretizado através de oportunidades de negócio que se consideram de caráter inovador numa Instituição da Economia Social. Assim sendo, foi pretensão que este serviço gerasse resultados positivos e que tivesse em simultâneo a capacidade de dar resposta a um conjunto de necessidades sociais de Trabalhadores, Utentes, Associados e outras partes interessadas da Instituição, tendo como suporte a aprendizagem contínua.
O facto de ter podido utilizar recursos disponíveis através de uma boa gestão de ativos com o intuito de conseguir retorno financeiro legitima a sustentabilidade deste serviço.
Consideraram-se como fatores chave deste serviço o trabalho de equipa, a disponibilidade de recursos e a criação de parcerias.
Ambiciona assim, que o CRIA se assuma como uma instituição com capacidade para responder de forma inovadora a necessidades sociais, tendencialmente autossuficiente e dotada de uma gestão profissional, eficaz e eficiente.