O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma resposta social que visa a prevenção e intervenção em indivíduos e/ou famílias em situação de grave carência e desigualdade social, assumindo como eixos principais a integração social, profissional e comunitária dos indivíduos.

transferir

Neste âmbito, a equipa de protocolo RSI do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA), constituiu-se mediante um protocolo específico realizado entre o Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social, dando resposta a 11 freguesias do Concelho de Abrantes. A equipa é constituída por 3 técnicos Superiores – 2 Assistentes Sociais e 1 Educadora Social – assim como 3 ajudantes de ação direta. A equipa técnica tem como expoentes máximos a capacitação dos beneficiários e consequente autonomização dos indivíduos e/ou famílias, minimizando assim a dependência dos técnicos e serviços. A criação duma equipa de supervisão multidisciplinar, em permanente evolução e ajustamento, tem-se mostrado essencial na definição de novas estratégias para maximizar os recursos e pontos fortes identificados nas famílias/indivíduos beneficiários de RSI. A criatividade surge refletida nos materiais de intervenção criados, que pretendem ser cada vez mais adaptados aos indivíduos da nossa população alvo.

As ações da equipa de RSI materializam-se assim no âmbito do acompanhamento de famílias vulneráveis, elaboração de informações sociais, visitas domiciliárias, negociação e elaboração de contratos de inserção, bem como o adequado acompanhamento/atendimento psicológico e psico – social.